Buscar
  • Veronica Gonçalves

A mágoa

Ressignificando a mágoa

Eu sempre penso como o perdão é importante para a nossa saúde emociona, física, social e espiritual.

Quando falamos de mágoa e a sentimos ocorre junto o estresse, o pensamento acelerado, que desfoca nossa atenção para sentimentos que não queremos sentir.

A mágoa perturba o nosso sono, a nossa vida. Já fui uma pessoa de guardar mágoas e fazer de algo tão insignificante ser transformado em algo imenso e destruidor e já deixei alg

o tão grande e ruim que fizeram comigo, me adoecer.

A oração diz que devemos sempre perdoar, 70 x 7 e dar a outra face.Realmente podemos também investir na nossa fé e buscar melhorar a cada dia.

Será tão fácil assim nos livrarmos de sentimentos de mágoa?

A neurociência já estuda e diz que perdoar a quem nos magoa favorece o bem estar e a saúde cardiovascular. Quando se perdoa alguém poem fim ao estresse causado pelo ódio crônico, que estimula a produção de hormônios de estresse , aumenta o risco cardiovascular e de depressão e ansiedade.

Um estudo feito na Itália mostrou, que tanto o perdão, quanto a vingança envolvem ativações nas mesmas estruturas.O perdão ocorre quando, o córtex pré-frontal dorso medial( eita nome complicado), mas vamos pensar, que é a parte do nosso cérebro (encéfalo), que regula nossos comportamentos emocionais,quando é comandada por duas estruturas , que nos permitem adotar o ponto de vista do agressor( o ser que nos magoa tanto) e reavaliar o estado emocional deste. Isso fomenta empatia e traz um estado emocional positivo:o perdão e alívio são concedidos.

E como vamos perdoar essas pessoas que nos fizeram algum mal, nos caluniaram, maltrataram, nos revoltaram?

A psicoterapia é um espaço, onde você se permite externar seus sentimentos, sem julgamento de valor ou discordância.Você é livre para SER.

O apoio de um profissional qualificado, permite e te orienta, para que possa resolver situações de ansiedade, depressão e outras angústias, como a mágoa.


NÃO carregue com você esses sentimentos que te destroem. Liberte-se e seja feliz! Faça terapia.



Texto: Verônica Gonçalves

CRP:05/57529

Psicóloga clinica

Sistêmica

Psicopedagoga

Graduanda do curso de neuropsicologia- PUCRJ



0 visualização

©2019 by Verônica G. Santos Gonçalves. Proudly created with Wix.com